23/11/2015 - Mairinque - SP
da assessoria de imprensa da Prefeitura de Mairinque
No último sábado, dia 14, a Administração Municipal iniciou os trabalhos do Núcleo de Regularização Imobiliária, Cadastral e Habitação de Interesse Social da Cidade, que tem como objetivo regularizar juridicamente os imóveis de famílias de baixa renda, para que as mesmas obtenham os devidos registros, sem nenhum custo.
O primeiro bairro a receber o Núcleo foi o Loteamento São Camilo, no qual 37 famílias foram atendidas. Elas deixaram toda a documentação e preencheram uma ficha de cadastro, relatando todo o histórico da compra do imóvel, para que o processo interno possa ser iniciado.
“Após a realização desse cadastro, as famílias que se enquadrarem no critério sócio econômico, não terão despesas com custas judiciais, honorários advocatícios e registro de imóveis, pois as leis de regularização fundiária garantem a gratuidade de tais ações”, afirmou o Prefeito Binho Merguizo que esteve acompanhando os trabalhos e foi muito bem recebido pela população.
Independente da situação financeira, todas as famílias serão atendidas, as que não forem classificadas como interesse social, já terão o cadastro na prefeitura e receberão todas as orientações necessárias e seguirão com suas próprias custas.
Os trabalhos do Núcleo serão divididos em etapas, sendo a primeira a visita nos bairros, em dia e horário previamente agendados e divulgados, para realização do trabalho de identificação e cadastros dos interessados. A segunda etapa compreenderá na análise de cada caso e, posteriorment, o responsável sendo chamado para ser dado inicio no processo ou para mais informações.
A Administração Municipal informa que, as famílias dos próximos bairros que receberam os trabalhos do Núcleo, serão avisadas com antecedência pela Associação do bairro, líderes comunitários, enfim algum representante local, horário e local de atendimento e quais os documentos necessários que precisam ser levados.
Núcleo de Regularização
Criado através de um projeto de lei, de autoria do prefeito Binho, o Núcleo realizará desde a entrada, como também apoio, orientação e acompanhamento dos processos, por exemplo, de usucapião, que tramitam na Justiça.
O município se torna o principal responsável pela questão da regularização imobiliária urbana, justamente pelo fato de estar mais próximo dos problemas urbanos e da população, assim “nossa administração acredita que o poder público deve ter uma postura mais ativa e cotidiana com relação a essa questão, por isso vamos atuar de forma mais presente através desse núcleo”, finaliza o Prefeito.
Dentre as atribuições do Núcleo estão a regularização cadastral e da propriedade individual da pessoa de baixa renda, bem como o parcelamentos do solo como, por exemplo, a de loteamentos irregulares e clandestinos, entre outras atribuições.
Sobre a Dogus Comunicação | Política de Privacidade | Receba Novidades | Acesse pelo Celular
Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2025, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.