10/12/2014 - Mairinque - SP
da assessoria de imprensa da Prefeitura de Mairinque
O projeto é uma iniciativa da Fundação Cargill (mantida pela empresa Cargill Agrícola S/A) em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e seu lema é “Acreditando na alimentação saudável, sustentável e acessível”. Em novembro, aconteceu a finalização do projeto ‘Direto da Horta’, na sede da Cargill em Mairinque, reunindo todos os voluntários da Fundação Cargill do município, sob a coordenação de Fabio Arruda, idealizador do projeto.
Concurso de Receitas
Para fechar o projeto ‘Direto da Horta’ com chave de ouro, a atividade final foi o Concurso de Receitas entre as escolas do município. Estiveram presentes, além dos voluntários da Fundação Cargill, jurados, nutricionistas, representantes das escolas públicas municipais e representantes da Secretaria Municipal de Educação. Todas as escolas fizeram uma apresentação muito bonita e com muita criatividade. Vale ressaltar a importância da parceria entre escola e pais, a integração do aluno, a conscientização sobre a importância da nutrição, alementos saudáveis e da sustentabilidade em sua produção.
Cada receita apresentada no concurso teve a sua peculiaridade e trouxe algum ingrediente produzido na horta da escola. A escola vencedora foi muito criativa com a receita ‘Navegação Divertida’, apresentando um barco com base de pepino, usando a casca da abobrinha para montar a vela e gelatina com água de coco para simbolizar o mar. O 2º colocado, além de uma saborosa torta, introduziu a didática escolar em todo o processo da receita. Com conceitos da matemática, sugeriu aos alunos para levantar o custo dos ingredientes e também incluiu a literatura, montando um poema. Já a 3ª e 5ª escolas trouxeram uma proposta diferente: doce com legume e/ou verdura. A 4ª colocada apresentou o maior número de ingredientes vindo da horta, e a 6ª escola trouxe uma proposta com espinafre.
Os números desse projeto
No anúncio dos vencedores, Cleonice Souza (voluntária da Fundação Cargill por 13 anos), usou todo seu carisma e sua animação, empolgando a todos e fazendo com que as escolas se sentissem campeãs. O projeto atingiu os objetivos da Fundação Cargill: ensinou, educou, cultivou, aproximou e estimulou a sociedade a produzir alimentos e promover refeições com receitas nutritivas, sustentáveis e equilibradas. Foram ao todo 10 escolas participantes e 6 escolas finalistas, reunindo alunos do 1º ao 5ª ano, totalizando 2.556 alunos. Vinte e cinco receitas foram inscritas e o impacto direto do projeto atingiu, em 2014, aproximadamente 10.000 pessoas.
Os investimentos do projeto neste ano giraram em torno dos R$ 70.000,00. “Quero enviar um agradecimento especial a todos os voluntários por acreditar e fazer a diferença na comunidade. Foi feito um ótimo trabalho por toda a equipe nos bastidores. Gostaria também de agradecer a participação da Secretaria da Educação e Cultura em nosso projeto. Fica uma sugestão para implementação no calendário da rede pública municipal de educação nos próximos anos, pois é um projeto sustentável e simples. É muito importante a credibilidade e a confiança que as empresas de Mairinque têm depositado na Secretaria Municipal de Educação, quando nos procuram para construir parcerias em benefício das crianças”, finalizou Fabio Arruda, idealizador do projeto.
Sobre a Dogus Comunicação | Política de Privacidade | Receba Novidades | Acesse pelo Celular
Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2025, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.